Ola, pessoal!!! Vamos a mais um post do nosso blog! Hoje vamos falar da placa de vídeo.
Mas... O que é uma placa de vídeo?
A placa de vídeo é um componente do computador, responsável por processar dados e enviar sinais para o monitor, com o objetivo de exibir imagens. A maioria das placas de vídeo possuem memória própria, outras utilizam a memória do sistema. Vamos entender melhor sobre isso!
Atualmente existem 3 tipos de placas de vídeo: On-board, Off-board e integradas.
Placas de Vídeo On-Board
São placas de vídeo soldadas na placa-mãe. Essas placas possuem uma série de desvantagens:
- Baixo rendimento: Por não terem muito espaço nas placas-mães, não possuem um bom sistema de refrigeração(em geral) e por isso tendem a processar os dados mais lentamente.
- Sistema não-dedicado: As placas de vídeo on-board não possuem memória própria, por isso, elas precisam usar memória da memória RAM.
- Impossibilidade de mudança: Como o chip está preso na placa de vídeo, é impossível atualizar ou trocar ela.
Placas de Vídeo Off-Board
São placas de vídeos que são conectadas no slot PCI-Express. Existe uma grande variedade de opções desse tipo de placa. E elas possuem uma série de vantagens:
- Enorme variedade de opções: Existe uma gigantesca gama de opções quando o assunto é placa de vídeo off-board. Embora, existam apenas 2 marcas de destaque, AMD e NVidia.
- Preço ajustável: Como há uma enorme variedade de opção, também há uma enorme variedade de preços. O preço é proporcional ao rendimento da placa.
- Sistema dedicado: Diferente da placa de vídeo on-board, as placas de vídeo off-board, possuem memória própria e muitas vezes o próprio sistema de refrigeração, fazendo com que possuam um melhor desempenho em relação as placas on-board.
- Possibilidade de atualização: Por serem removíveis, podem ser trocadas ou atualizadas a qualquer momento. Diferentemente das placas on-board.
Placas de Vídeo Integradas
São placas de vídeo relativamente novas. Surgiram com o Intel i3. São placas de vídeo micro-redimensionadas e acopladas dentro do processador. Elas trabalham de forma parecida às placas de vídeo on-board, o que diferencia é, que por estarem acopladas ao processador, a queda do desempenho e o roubo de recursos é menor. Algumas características desse tipo de placa são:
- Médio rendimento: Como os processadores possuem sistema de refrigeração próprio e um grande espaço só pra ele, o que foi feito é aproveitar isso e colocar uma placa de vídeo embutida.
- Preço: Como a tecnologia ainda é nova no mercado, o preço não é muito amigável.
Bom pessoal, é isso! Espero que tenham gostado de saber algumas informações sobre as placas de vídeo. E por favor, comentem para que eu possa esclarecer qualquer dúvida. Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário