A impressora 3D parece coisa de um futuro distante, que ainda não está disponível para nós, meros mortais. Mas a realidade é bem diferente! "Pessoas normais" já estão tendo acesso a essa tecnologia! Mas como ainda é uma tecnologia muito recente, a impressora 3D chega com algumas limitações: você precisa criar modelos 3D para conseguir imprimir. Mas para essa barreira já foi criada solução; diversos sites estão disponibilizando modelos prontos ou feitos sob encomenda e ai vai um blog que, além de ter várias matérias legais sobre o assunto, oferece uma lista de sites para resolver esse pequeno empasse. O blog também tem uma matéria sobre um dos benefícios que a impressora 3D traz para a medicina (que também foi veiculada pelo G1 e pelo R7), a matéria fala sobre uma holandesa que sofria de uma doença que faz com que o crânio fique mais espesso do que deveria, comprimindo o cérebro. O crânio da holandesa foi substituído por um de plástico feito pela impressora 3D, acabando assim com seu problema que já havia afetado sua visão e coordenação motora.
No mesmo blog tem um FAQ bem esclarecedor e se sua dúvida não estiver lá, eles disponibilizam a página deles no Facebook, onde qualquer um pode enviar perguntas.
Tem também esse site aqui que fala sobre as novidades e notícias envolvendo a impressora 3D, mesmo sendo todo em inglês vale a pena dar uma conferida! Uma das novidades é a ideia de Janne Kyttanen: viajar sem levar nada e imprimir tudo que você precisar só quando já estiver no seu destino, assim você não precisaria, por exemplo, ficar vendo previsão de tempo para saber que tipo de roupa levar!
Nessa quinta (21/08/2014) a empresa brasileira Avatoys irá começar a comercializar, em um quiosque no Shopping Morumbi (SP), bonecos feitos pela impressora 3D que são a versão em miniatura de quem quiser comprá-los. Os moldes para esses bonecos serão feitos utilizando fotografias tiradas em 360 graus. Confira a matéria completa aqui.
E vocês, o que fariam se tivessem uma impressora 3D?
Que legal isso de terem impresso um novo crânio! Nem sabia que era seguro transplantar osso por plástico. A tecnologia é incrível!
ResponderExcluirBoa tarde. Gostaria de saber quais os tipos de materiais são utilizados para as impressões 3D?
ResponderExcluirBoa noite Ítalo! Bom, vários tipos de material podem ser utilizados, os mais comuns são plástico, resina e metal. Mas nada te impede de usar diversos outros materiais para a impressão, como chocolate! Um link de uma matéria da TechTudo (G1) sobre uma impressora 3D comercializada na Austrália que usa cartucho de chocolate:
Excluirhttp://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/03/conheca-chocabyte-impressora-3d-de-chocolate-compacta-e-baratinha.html
Fiquei curioso a respeito da possibilidade de imprimir os objetos necessários em uma viagem apenas no destino, o que levanta a questão da reciclagem dos objetos impressos, ou seja, os materiais teriam de ser remoldaveis como termoplásticos muito bons e deveriam haver meios acessiveis de reverter os objetos em materia prima. Existem politicas para isso? Isso já é uma preocupação ou realidade em algum lugar?
ResponderExcluirOlá Henio, ainda não existem políticas ou legislações para as impressoras 3D pois é uma tecnologia muito recente. Mas os países que estão utilizando mais a impressora 3D já estão tentando se organizar para isso.
ExcluirOi, Mari!
ResponderExcluirO uso de impressoras 3D na fabricação, por exemplo, de "gesso" para ser utilizado no tratamento de fraturas é também uma coisa interessante, não é? Será que há algum risco na sua utilização?
Olá Felipe!
ExcluirSim, muito interessante os avanços que a impressora 3D está proporcionando à medicina! Até agora não foi constatado nada que constasse como risco à utilização de "gessos" feitos pela impressora 3D