quinta-feira, 10 de julho de 2014

Processador


           Olá, caro leitor! Lembra daquele post em que falamos sobre os componentes básicos de um computador? Bom, não precisa lembrar, da uma olhada aqui que refresca a memória :) 
           Refrescou? Bom, agora vou falar mais sobre um dos tópicos desse post: o processador. Vamos lá!!! 

Inicialmente: O que é um processador? 



           Antes de começar a falar sobre algo é bom saber do que estamos falando, não é mesmo? Então vamos la! O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Diz-se que o processador é o cérebro no computador, como foi dito na nossa primeira postagem. 
           Também responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas precisam. Dito o conceito, podemos nos dar conta da importância desse componente. 
           Além de processador, podemos chamá-lo de microprocessador ou CPU(Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento). 

Quais são os componentes presentes no processador?

         
           Os processadores atualmente são de pequeno porte mas, isso não significa que tenham pouca coisa dentro deles. Vamos dar uma olhada.
           Componentes:
  • ULA(Unidade Lógica e Aritmética): é o primeiro item da lista. Ela é responsável por executar com eficiência as instruções de um programa. 
  • UC(Unidade de Controle): é responsável pelo controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.
  • Registradores: são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução.
  • MMU(Unidade de Gerenciamento de memória): é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.
  • Unidade de ponto flutuante: Nos processadores atuais são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são mais complexas que ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos típicos variando entre 64 e 128 bits.

O que é a arquitetura de um processador?

           
          A arquitetura de um processador é a visão que o programador tem do processador. É definido pelo jogo de instruções e operandos locais. 
           As duas principais arquiteturas utilizadas são a arquitetura de Von Neumann e a de Harvard. Esses dois modelos de arquitetura receberão um post especial, fiquem de olho!

           Obrigado por ter chegado até aqui!!! Até a próxima!!!            
          
           História de Processadores
           Processadores Geral
           Imagem1
           Imagem2

4 comentários:

  1. Um site onde podemos encontrar um historico evolutivo bacana é o da Intel, pois podemos verificar o potencial de cada processador em determinadas épocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! O site da AMD também permite esse tipo de comparação! :)

      Excluir
  2. Todos os modelos de processadores, desenvolvidos por qualquer empresa, possuem a mesma quantidade e tipos de componentes? Ou podem variar?
    Existe um padrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William! :D
      Existem três componentes em um processador: a unidade de controle, a de lógica e aritmética e os registradores. Os três são imprescindíveis para a busca e execução das instruções.
      A diferença entre os diversos modelos de processadores em uma mesma empresa entre empresas está basicamente no tipo de arquitetura usada nesses processadores(como as arquiteturas RISC e CISC), que vão definir como essas instruções devem ser executadas, e em outros detalhes como número de núcleos, frequência do processador, do barramento, etc. :)

      Excluir