quinta-feira, 10 de julho de 2014

Processador


           Olá, caro leitor! Lembra daquele post em que falamos sobre os componentes básicos de um computador? Bom, não precisa lembrar, da uma olhada aqui que refresca a memória :) 
           Refrescou? Bom, agora vou falar mais sobre um dos tópicos desse post: o processador. Vamos lá!!! 

Inicialmente: O que é um processador? 



           Antes de começar a falar sobre algo é bom saber do que estamos falando, não é mesmo? Então vamos la! O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Diz-se que o processador é o cérebro no computador, como foi dito na nossa primeira postagem. 
           Também responsável por carregar e realizar as operações aritméticas e lógicas de que os programas precisam. Dito o conceito, podemos nos dar conta da importância desse componente. 
           Além de processador, podemos chamá-lo de microprocessador ou CPU(Central Processing Unit ou Unidade Central de Processamento). 

Quais são os componentes presentes no processador?

         
           Os processadores atualmente são de pequeno porte mas, isso não significa que tenham pouca coisa dentro deles. Vamos dar uma olhada.
           Componentes:
  • ULA(Unidade Lógica e Aritmética): é o primeiro item da lista. Ela é responsável por executar com eficiência as instruções de um programa. 
  • UC(Unidade de Controle): é responsável pelo controle das ações a serem realizadas pelo computador, comandando todos os outros componentes.
  • Registradores: são pequenas memórias velozes que armazenam comandos ou valores que são utilizados no controle e processamento de cada instrução.
  • MMU(Unidade de Gerenciamento de memória): é um dispositivo de hardware que transforma endereços virtuais em endereços físicos e administra a memória principal do computador.
  • Unidade de ponto flutuante: Nos processadores atuais são implementadas unidades de cálculo de números reais. Tais unidades são mais complexas que ULAs e trabalham com operandos maiores, com tamanhos típicos variando entre 64 e 128 bits.

O que é a arquitetura de um processador?

           
          A arquitetura de um processador é a visão que o programador tem do processador. É definido pelo jogo de instruções e operandos locais. 
           As duas principais arquiteturas utilizadas são a arquitetura de Von Neumann e a de Harvard. Esses dois modelos de arquitetura receberão um post especial, fiquem de olho!

           Obrigado por ter chegado até aqui!!! Até a próxima!!!            
          
           História de Processadores
           Processadores Geral
           Imagem1
           Imagem2

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Drones (VANTs)

Voltamos para mais um post e desta vez, falaremos sobre drones!
Os drones, ou VANTS, como também são conhecidos, são aeronaves que não necessitam de um piloto em seu interior para que possam ser controlados, ou seja, o controle é feito remotamente.
Inicialmente, os drones foram criados para uso militar. Já que não são guiados por seres humanos, os drones poderiam atuar em missões, evitando a exposição de soldados. Assim, eles começaram a ser testados na década de 60 e, ao longo dos anos, evoluíram bastante. Hoje, os drones são amplamente usados em missões de ataque, vigilância, busca, controles de tropas e mísseis, entre outros.
Entretanto, os drones não se restringiram apenas aos fins militares. Para citar alguns exemplos do uso não-militar dos drones, lembramos que após o acidente nuclear em Fukushima(2011), materiais radioativos foram removidos e imagens do local foram capturadas graças aos drones. Além disso, drones são frequentemente usados para transportar alimentos e remédios a lugares de difícil acesso, como vilarejos distantes, fato que faz toda a diferença para milhares de vidas.
Para citar exemplos ainda mais próximos do nosso cotidiano, existem alguns casos curiosos pelo mundo que provam que os drones estarão bem presentes na nossa sociedade nos próximos anos, como seu uso para entrega de pizzas e compras que você fez online!
Até a próxima!
Fonte: