quarta-feira, 14 de maio de 2014

Sistemas de Numeração

      Olá queridos leitores!!! Hoje vos trouxe um lindo post sobre sistemas numéricos usados pela computação. Então vou falar de forma geral sobre alguns sistemas e depois farei outros posts detalhando cada sistema de numeração.


Sistema Binário



     Começarei pelo sistema binário. Também chamado de "sistema de base 2", é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, o 1 e o 0. Esse sistema é o que os computadores digitais usam para trabalhar internamente. Esses 1 e 0 representam dois diferentes níveis de tensão. 1 também representa ligado e 0 também representa desligado. Por isso esse sistema de numeração é tão importante pra área de computação.


Sistema Octal



     É um sistema de numeração de base 8, ou seja, utiliza 8 símbolos para a representação de quantidade. E esses símbolos no ocidente representam o 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Esse sistema ao longo do tempo foi perdendo sua participação na informática, sendo substituído gradualmente pelo sistema hexadecimal. Mas ainda assim farei um post especial sobre este sistema de numeração.


Sistema Hexadecimal



      É um sistema de numeração de base 16, ou seja, utiliza 16 símbolos para a sua representação. Esses símbolos são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F. Esse sistema de numeração, como eu já havia dito, foi ganhando mais espaço na computação ao longo do tempo. Esse acontecimento se explica pelo fato de que os computadores utilizam bytes, que são um conjunto de 8 bits, como unidade básica de memória. E como os computadores trabalham com código binário, existem valores possíveis. Já em hexadecimal, 16 vezes 16 é igual a 256, ou seja, podemos representar a mesma quantidade de valores de um byte com apenas 2 elementos do sistema hexadecimal. Como eu já disse, nos próximos posts vou falar mais sobre este sistema... Fique de olho!


Sistema Duodecimal



     Também conhecido como sistema base-12. É um sistema que utiliza 12 símbolos para a sua representação. Esses símbolos são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A e B. Tem origem nos 4 dedos da mão (com exceção do polegar) que têm 12 falanges. Nos próximos posts mais informações interessantes virão.




Fontes: Sistema Octal
            Sistema Hexadecimal
            Sistema Duodecimal
            Sistema Binário
            http://www.inf.ufrgs.br/~cabral/SistemasNumeracao.doc

2 comentários:

  1. Seria a importância do sistema hexadecimal para a computação devido a facilidade de conversão de valores entre as bases?
    Por exemplo, enquanto que para transferir o valor da base 2 "00010101" para decimal é necessário calcular 1*(2^0)+0*(2^1)+1*(2^2)+0*(2^3)+1*(2^04)+..., para a base hexadecimal tem-se apenas que dividir o "grupo" dos bits que o formam em "subgrupos" com 4 bits(nesse caso 0001 e 0101) e substituir os "subgrupos" pelos equivalentes(nesse caso 1 e 5 formando 15 na base 16), não sei se foi isso que você quiz dizer com (2^8)=(16*16).

    ResponderExcluir
  2. É exatamente isso Henio. Torna-se mais fácil a conversão para hexadecimal que para decimal. Mas lembrando que todos representam a mesma quantidade, só que em sistemas de numeração diferentes.
    Observe que quando você transformou "00010101" para decimal, deu "21". Certo?
    E você me disse que deu "15" na base 16. Se você for transformar de hexadecimal para decimal, vai ver que vai dar os mesmos "21". 5*(16^0)+1*(16^1).
    Espero ter sanado a tua dúvida. Caso eu tenha dito algum comentário ambíguo, favor comentar novamente kk

    Obrigado pela sua participação :)

    ResponderExcluir