quinta-feira, 5 de junho de 2014

No limite da imaginação: Impressão 3D.

E aí galera? Hoje vamos falar sobre uma técnica que leva nossa imaginação ao limite com suas inúmeras possibilidades, a impressão 3D. 

Não, não se trata de imprimir uma imagem tridimensional no papel, uma impressora 3D realmente "imprime" objetos em três dimensões, desde bonecos até equipamentos industriais.


Mestre Yoda do filme Star Wars feito em impressora 3D. 
Vamos falar um pouco sobre o funcionamento de uma impressora 3D. É "simples", a impressora constrói, a partir de algum material (plástico, por exemplo), o objeto desejado. Esse método chama-se método aditivo, que começa do nada, onde o material vai sendo adicionado a partir de um modelo projetado em algum aplicativo que trabalhe com objetos 3D, como o Solidworks, até que o objeto esteja pronto. 



Existem diversas técnicas de impressão 3D. A mais tradicional consiste na colagem de lâminas de polímeros, que são cortadas em locais estratégicos. A cor do material é aplicada em todo objeto, no fim só é preciso destacar as peças sobressalentes do objeto e pronto. Outra técnica, essa reconhecida por sua rapidez, utiliza jatos do material em pó através de um cartucho de impressão junto que colados por meio de outro cartucho com conteúdo adesivo, essa a única técnica que permite várias cores num só objeto.


A técnica mais recente trabalha com derretimento de materiais sólidos (ABS) até seu ponto de injeção, então o material vai sendo modelado sobre uma superfície por um bico injetor até que esteja pronto o projeto. Vejamos esse método no vídeo abaixo:

Aplicações:

A impressão 3D se aplica as mais diversas áreas, desde medicina até, mais recentemente, alimentação. Aí vão alguns exemplos:

1. Gesso para membros quebrados - Essa ideia é de Jake Evill, da Nova Zelândia. Trata-se de um método de imobilização para membros quebrados com um material reciclável mais leve que o gesso, facilitando a "respiração", limpeza e até mesmo aquela coceirinha que só quem já engessou um membro sabe.

O "gesso" de Jake Evill.

2. Primeira arma real - Isso mesmo, engenheiros da empresa americana Solid Concepts criaram e testaram a primeira arma de fogo feita por uma impressora 3D. A arma é um réplica de M911 que já foi utilizada pelo exército americano, possui 625 componentes distintos e é feita aço inoxidável.


3. Impressão de comida - No último exemplo de hoje, vamos falar sobre o investimento de U$ 125 mi que a NASA está fazendo para criação de uma impressora 3D de comida, totalmente open source (tanto hardware quanto software serão abertos)A impressora será utilizada por astronautas e missões de longa distância e em seus testes iniciais está imprimindo chocolate.

Em fase de testes a impressora é capaz de imprimir chocolate.
Com o preço dessas impressoras se tornando cada vez mais acessível, daqui há alguns anos sua casa poderá ser a próxima fábrica, dependendo só da sua criatividade!


Fontes: